Pequeno ensaio sobre a Alma Gêmea

Alma Gêmea é como chamam a pessoa que nos completa. Aquela pessoa que, quando veio ao mundo, foi separada de você como fazem os médicos com os gêmeos siameses. Aquela pessoa que se parece muito com você mas que é, porém, diferente o suficiente pra te completar – afinal figurinha repetida não completa álbum.

Alma Gêmea é a sua outra parte. É aquilo te falta pra ser inteiro. Aquilo que te falta pra ser feliz, pois ninguém pode ser feliz pela metade.

Alma Gêmea é aquela pessoa que aparece na tua vida e você não sabe de onde veio. É aquela pessoa que te faz tão bem que você se pergunta: “como pude viver sem ela por tanto tempo?” e “como será minha vida se ela se for um dia?”. Aquela pessoa que te faz criar perguntas sem respostas.

Alma Gêmea é a pessoa que te ensina o que é o amor. Amor verdadeiro. Talvez depois de uma boa amizade, talvez depois de uma paixão avassaladora, talvez depois dos dois ou de qualquer coisa que possa existir entre eles – amizade e paixão. Amizade e paixão são coisas – alguns hão de discordar – corriqueiras. Perto do amor, são.

Por isso a Alma Gêmea é tão especial. Amizade e paixão qualquer pessoa pode oferecer e até mesmo ensinar. Mas o amor, só a Alma Gêmea ensina, oferece e recebe. Preciso deixar claro que não falo do amor “agapé”. Aliás, vou tomar a liberdade de criar um nome pra este tipo de amor do qual estou falando. Este é o amor “geminiano”.

Alma Gêmea é a pessoa que te dá e recebe, num ciclo que não se pode determinar começo e fim, o amor geminiano.

Amor geminiano é aquele que te faz pensar na pessoa todo o tempo, e durante todo o tempo, sentir-se feliz e sorrir à toa. É aquele que te serve de inspiração, que te dá forças para correr atrás de seu sonho, que te faz acreditar ser capaz de conquistar qualquer coisa. Amor geminiano é aquele que não exige mais do que precisa pra existir. Amor geminiano é aquele que te faz querer cuidar de si e de sua Alma Gêmea pra sempre.

Aliás, voltemos ao foco.

Alma Gêmea é aquela pessoa que te faz sentir alguém importante, aquela que vê tuas qualidades e defeitos, desprezando estes e exaltando aqueles. É aquela pessoa que sempre sabe o que dizer mesmo quando fica em silêncio. É aquela que fica em silêncio mesmo quando há muito o que dizer.

Alma Gêmea é aquela pessoa que sempre sabe o que se passa com você, de perto ou de longe. É aquela pessoa telepática que sempre ouve teus pensamentos, aquele detetive que sempre desvenda os seus mistérios mais íntimos – e o faz com uma habilidade incrível!

Até aqui acho que não tem muita novidade. Todo mundo, quando pensa na Alma Gêmea, deve pensar algo parecido. Mas tenho ainda uma consideração a fazer. Neste ponto, poucas pessoas devem pensar com alguma coerência, e por isso mesmo acabam afastando pra sempre sua Alma Gêmea.

Almas Gêmeas são assexuadas – assim como os anjos. Almas Gêmeas não existem para o casamento, apenas. Ainda que na maioria dos casos este seja o seu fim – ou começo! Alma Gêmea pode ser sua esposa (ou esposo), mas também pode ser sua mãe, seu pai, seu irmão, irmã…Alma Gêmea pode ser um amigo ou amiga, mesmo que amizade seja muito pouco pra definir o que sentem um pelo outro. Amor geminiano me parece melhor.

Isso tudo é um tanto complicado, eu sei. “Como assim, então eu não estou casado com minha Alma Gêmea?”. Talvez não – e isso não é o fim do mundo, tampouco do romance! Almas Gêmeas não estão ligadas ao romance, mas ao amor. Quem pode afirmar que ama apenas uma pessoa?

Eu não.

Robson Ribeiro

4 Comentários

Arquivado em Pensamento

4 Respostas para “Pequeno ensaio sobre a Alma Gêmea

  1. Olá Robson!
    Aqui estou eu novamente apreciando seus textos.
    Sabe que esse tema: ‘Alma gemeas’ sempre me encantou. Isso porque acredito que nada acontece por acaso. E se assim é as pessoas também não se encontram [ou reencontram] por acaso.
    Gostei do termo amor ‘geminiano’ que eu chamo de amor incondicional. Aquele amor que faz crescer. Que está junto. Que não julga e sim apoia. Um amor em que você fica feliz se o outro está feliz. Um amor que ‘conecta’ almas, mentes, corações e tudo mais.
    Existem vários tipos de amor sim…e por isso amamos mais de uma pessoa nessa vida. E nossa alma gemea pode ser realmente a mãe, irmã, amigo, namorado… ou quem sabe temos mais de uma alma gemea? Acredito que o amor, quando incondicional, tornam as almas gemeas. Pois ele é pleno e verdadeiro. E faz muito bem para a gente.
    Gostei muito!
    Parabéns!

    Bjos
    Patricia

  2. Robson permita-me apenas complementar meu comentário: quando encontramos essa alma geme acredito que inclua tudo: amor, amizade, compreensão, cumplicidade, solidariedade… é estar junto mesmo para o que der e vier. Muitas vezes temos pessoas assim ao nosso lado e não sabemos. Então quando alguém faz você feliz – seja do jeito que for- é a sua alma gemea.
    Nossa falei demais… perdoe-me!
    Bjo
    Patricia

  3. Dani Sidrim

    Eu também não.

    (Ah, isso já está ficando previsível demais.. hahahahahaha)

    PERFEITO, Robson. Como sempre, tirou as palavras da minha boca e da minha mão.. é quase impossível comentar um texto desse.

    Acho que tenho uma coisa só a te dizer, mas que já disse inúmeras vezes: Amo você.

    Um beijo muito grande e um abraço maior ainda.

  4. Marcelo

    Eu vou ser o chato da historia, me desculpem. Mas pra mim esse lance de alma gemea eh furada. E, chato que sou, ainda demonstro:

    Historico de crescimento da populacao do mundo:

    Ano: 1802 – Populacao: 1 bilhão
    Ano: 1928 – Populacao: 2 bilhões
    Ano: 1961 – Populacao: 3 bilhões
    Ano: 1974 – Populacao: 4 bilhões
    Ano: 1987 – Populacao: 5 bilhões
    Ano: 1999 – Populacao: 6 bilhões
    Ano: 2012 – Populacao: 7 bilhões*
    Ano: 2028 – Populacao: 8 bilhões*
    Ano: 2050 – Populacao: 9 bilhões*
    Ano: 2070 – Populacao: 10 bilhões*
    Ano: 2096 – Populacao: 11 bilhões*

    Ou seja.: se vc passou a existir (espiritualmente) em 1802, sua alma provavelmente ja tera se partido em 10 no seculo 22. Vc ainda pode encontrar 9 almas gemeas se viver mais uns 100 anos! Paradoxal, ja q falamos de almas gemeas e nao almas ‘trigemeas’, ‘octogemeas’ ou ‘decagemeas’. Mas claro q sua alma nao comecou a existir em 1802, portanto nao to nem considerando o q veio antes…

    Dai, eh muita pretensao achar q Deus vai colocar tua alma gemea na sua cidade, seu estado ou ate mesmo seu Pais pra q vc possa encontra-la… A nao ser q ele seja mto, mas mto camarada.

    Mas, chatices a parte, o que seria de nos sem o romantismo? Afinal, a melhor coisa do mundo eh achar que encontrou sua alma gemea no primeiro mes de namoro, por exemplo, e que nada mais no mundo importa. Depois as coisas mudam, as vezes nos decepcionamos, as vezes nao… Mas o que vivemos eh que deve contar. E ficar na colecao da nossa memoria, que eh a unica coisa que verdadeiramente possuimos nesse mundo.

    Desculpe a falta de acentos. Teclado cocozao… hehehe

    E eu sou outro q tb te ama muito, ainda q seja mto improvavel q vc seja minha alma gemea 🙂

Deixe um comentário

